Alvenaria

A alvenaria é uma construção de estruturas de unidades individuais definidas e ligadas por argamassa. Os materiais comuns dessas construções são: tijolo, pedra, mármore, granito, travertino, pedra calcária, pedra elenco, bloco de concreto, vidro bloco, estuque e azulejo. A alvenaria é, geralmente, uma forma de obter maior durabilidade para uma construção. No entanto, os materiais utilizados, a qualidade da argamassa, a mão de obra e o padrão em que as unidades são montadas podem interferir significativamente na durabilidade da construção de alvenaria em geral.

Aplicações da alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é muito usada em paredes e muros de edifícios. Isso porque os blocos de concreto são especialmente concebidos com núcleos ocos, que oferecem diversas possibilidades de construção. Esses blocos têm grande resistência à compressão e são mais adequados para estruturas com o carregamento transversal, quando os núcleos permanecem vagos. Quando preenchidos com concreto ou cimento, com reforço de aço, os núcleos dos blocos podem ganhar maior resistência à tração e à lateral das estruturas.

Vantagens

A utilização de materiais como tijolos e pedras, pode aumentar a massa térmica de um edifício e proteger a construção do fogo, porque são produtos não inflamáveis. A maioria dos tipos de alvenaria normalmente não requer pintura e, assim, podem fornecer uma estrutura com redução nos custos do ciclo de vida. Construídas em compressão, de preferência com argamassa de cal, a alvenaria pode ter uma vida útil de mais de 500 anos, em comparação com os 30 a 100 das estruturas de aço ou concreto armado. As paredes de alvenaria também são mais resistentes aos projéteis, tais como detritos de furacões ou tornados, mais comuns em outros países.